Cursos online preparatorio Capacitação para Atuação Eficiente na Produção (operacional)

  1. Qualidade Total

Simplificando, pode-se entender o termo “qualidade total” como demonstrar, seja para o público externo e interno, que determinados produtos e/ou serviços possuem qualidade. Para que todos os envolvidos possam assimilem esse conceito e possam repercuti-lo, é preciso difundi-lo primeiramente dentro da empresa, estabelecendo a missão, visão, objetivos e valores do negócio, levando-os a seguir aos demais processos realizados.

 

  1. Marketing Pessoal e Empregabilidade

Marketing pessoal é um conjunto de estratégias programadas de forma consciente para: manter a própria situação profissional; conquistar a posição desejada no mercado de trabalho; manter a empregabilidade de forma permanente. É um esforço por se fazer notado pelas suas qualidades, habilidades e competências.

 

  1. Como Cultivar a Ética Profissional

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Levar esse conceito para dentro da empresa ajuda a construir um ambiente que promove o respeito e equilíbrio nas relações humanas.

 

  1. Motivação

Para compreender as relações com e entre as pessoas é preciso conhecer o que motiva o seu comportamento. De modo geral, motivo é tudo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico ou a uma ação. Na empresa, pode-se trabalhar para promover o autodesenvolvimento de cada funcionário e da equipe, buscando transparência, trabalho em equipe e credibilidade dos clientes que buscam a empresa.

 

  1. Perfil do Profissional da Produção

Produzir é sinônimo de fabricar, manipular e criar produtos de acordo com um processo produtivo. O profissional de produção, seja ele padeiro, confeiteiro, salgadeiro e ajudantes, deve ter o objetivo único de levar até o cliente o melhor produto, com qualidade e boa aparência. Para isso são necessárias habilidades e conhecimentos.

 

  1. Planejamento de Produção

Planejar a produção significa organizar os processos de produção, analisando tudo o que envolve o setor – equipamentos, equipe, matéria-prima, mobiliário, processos. Portanto, para planejar, a empresa precisa tanto conhecer o que tem quanto estabelecer o que se quer. O Planejamento da Produção busca fazer a ponte entre essas duas partes, evitando desperdício de tempo e dos recursos disponíveis. Assim, proporciona melhor resultado operacional, um melhor desempenho dos colaboradores e o uso mais eficiente dos equipamentos.

 

  1. Fluxogramas do Processo de Produção

O fluxograma é um mapa dos processos realizados nos setores. O objetivo é organizar o local de trabalho, estabelecendo as responsabilidades de cada setor e orientando a equipe no dia a dia. Um fluxograma estabelece a sequência de uma determinada atividade, de forma que se consiga, ao seguir todos os passos estabelecidos, realizar cada um com eficiência e organização.

 

  1. Inteligência no Planejamento do Calendário de Produção

O calendário de produção faz com que a empresa planeje o que será produzido para o setor de panificados, otimizando os recursos envolvidos, como mão de obra, equipamentos etc., visando uma maior produtividade. Assim, a empresa pode atender à demanda de consumo de produtos de fabricação própria dos clientes, reduzir a ruptura de produtos, potencializando assim as vendas.

 

  1. Ordem de Produção

A Ordem de Produção consiste na relação de produtos e quantidades programadas para cada um, que é partilhada entre a loja e o setor de produção. A partir dela são fabricadas as receitas de acordo com o que foi programado. Por outro lado, permite que se acompanhe o desempenho de cada produto, verificando perdas, faltas ou sobras. Essas informações formam um relatório completo que ajuda ainda na organização do calendário de produção e para o planejamento da produção.

 

  1. Controle de Ruptura de Produção Própria

O Controle de Ruptura de Produção Própria é uma ferramenta que permite à empresa monitorar o seu abastecimento e reposição, sem deixar faltar produtos aos clientes. Permite que se controle a falta de produtos fabricados pela própria empresa, fidelizando o cliente e proporcionando a ele a oportunidade de ter acesso ao um mix mais variado. Além de manter o espaço de vendas sempre bem abastecido.

 

  1. Controle de Perdas na Produção

É importante para qualquer empresa fabricante de produtos saber se há desperdícios ou perdas em seu processo produtivo. Controlar as perdas na fabricação própria é um indicador importante para os custos da empresa; o índice de falhas pode deixar fazer boa parte do capital da empresa descer pelo ralo, principalmente em produções não automatizadas. Assim, saber o quanto se está desperdiçando é o primeiro passo para implantar medidas de correção dos processos, e gerenciar a produção para que ela possa ser cada dia mais eficiente.

 

  1. Divisão de Tarefas

Dividir tarefas em uma empresa significa entender cada setor, os postos e quantidade de funcionários necessários em cada um. A partir daí, estabelecer a distribuição das atividades entre os colaboradores, possíveis rodízios entre os funcionários e mesmo a relação de atividades ao longo da semana. Com isso, pode-se obter maior eficiência e produtividade no setor, bem como um melhor ambiente de trabalho.

 

  1. Cálculo de Produção

Calcular as quantidades exatas de ingredientes necessárias à produção faz com que a empresa tenha condições de controlar sua produção e a produtividade. Tomando-se a farinha como base, todos os ingredientes restantes são calculados em relação a ela, de forma a estabelecer uma proporção adequada à fabricação, que manterá a qualidade final dos produtos. Contribui-se assim, também, para reduzir desperdícios.

 

  1. Almoxarifado

O Almoxarifado é um importante setor, consiste no lugar destinado ao armazenamento de produtos. No caso da padaria é o local em que é guardada a matéria-prima que será utilizada na fabricação própria. Pode-se ainda utilizá-lo para controlar os ingredientes que serão utilizados na produção. Nas empresas em que não existe a pré-pesagem, sua implantação é essencial para controle de matéria-prima.

 

  1. Pré-pesagem

A pré-pesagem é um sistema de preparação prévia dos ingredientes de cada receita da produção. É realizada em local apropriado, por pessoa treinada e proporciona vários benefícios, desde um melhor uso do tempo pelos colaboradores ao controle do estoque de matéria-prima e menor desperdício, além da padronização das receitas e controle da qualidade dos produtos.

 

  1. Fragmentação de Receitas

A fragmentação de receitas além de possibilitar mais agilidade ao processo de fabricação, permite também a sua estratificação. Oferece à empresa a propriedade intelectual sobre a formulação de seus produtos e a tranquilidade ao substituir funcionários.

 

  1. Métodos de Panificação

Basicamente, dois métodos são os mais trabalhados dentro da Panificação – “Esponja” e o “Direto”. Aqui se conhece cada um deles, e suas variações, bem como as diferenças existentes, principalmente nas variações quanto às etapas de mistura e fermentação.

 

  1. Ingredientes Básicos da Panificação

O primeiro passo para se fabricar bem uma receita é saber quais ingredientes usar. E também saber como usá-los, entender suas características e como podem ser bem utilizados. Esse repasse de informações é importante para que a equipe de produção possa identificar insumos de qualidade, mantê-los bem acondicionados e usá-los da maneira adequada na hora de fabricar as receitas.

 

  1. Ingredientes Enriquecedores da Panificação

Além dos ingredientes chamados básicos (farinha, fermento, sal, água), há outros que também estão ligados à panificação, casos da gordura, leite ovos, entre outros. São os chamados ingredientes enriquecedores, que, como o nome diz, contribuem para que a massa fique mais requintada no sabor, aparência e mesmo em seu valor nutricional. Também é importante descrever todo o processo de utilização desses insumos, de forma que a qualidade final dos produtos seja valorizada com seu correto uso.

  1. Principais Equipamentos da Produção

Tão importante quanto conhecer e utilizar bem os ingredientes é também entender o funcionamento dos equipamentos utilizados numa empresa de panificação. Também o uso adequado de todo o maquinário contribui para a qualidade final da produção, pois qualquer desajuste numa modeladora ou na câmara de fermentação, por exemplo, compromete todo o trabalho. Portanto, repassar à equipe informações sobre os equipamentos também contribui para que eles sejam bem utilizados e, inclusive, possam observar prazos de manutenção e o próprio cuidado no dia a dia.

  1. Procedimento Operacional Padrão – POP

O Procedimento Operacional Padrão (POP) uniformiza o modo de executar as tarefas, além de documentar e descrever passo a passo o processo de produção, auxiliando no treinamento permanente dos funcionários e facilitando a correção, caso alguma etapa do processo necessite. Serve como guia e instrução de trabalho detalhado, fazendo com que os funcionários não tenham dúvidas sobre como executar as tarefas necessárias, mantendo assim o padrão requerido pela empresa.

 

  1. Ajustes nas Receitas e nos Processos Produtivos

Ajustar as receitas e os processos produtivos auxilia a evitar a repetição de erros e a manter a qualidade desejada dos produtos. Essa ferramenta auxilia na detecção de problemas e na consequente correção de falhas, realinhando o processo de fabricação. Com isso, estabelece-se uma rotina de produção alinhada ao porte da empresa, tomando-se os devidos cuidados com a qualidade, processo e padrão de acabamento.

 

  1. Coleta das Receitas dos Produtos

Coletar as receitas significa estabelecer a sequência correta da fabricação de um produto, com as quantidades estabelecidas de cada ingrediente e com todos os passos do processo produtivo devidamente determinados. Isso contribui sobremaneira para que se obtenha um padrão de qualidade para as receitas fabricadas, fazendo com que toda a equipe passe a desenvolver a fabricação seguindo o mesmo roteiro.

 

  1. Manual de Receitas

O Manual de Receitas reúne todas as receitas coletadas na empresa e ficam disponíveis para os profissionais da produção. Dessa forma, eles podem seguir o que foi determinado, garantindo o padrão e a qualidade dos produtos fabricados. Contribui ainda para a redução no desperdício de matéria-prima e mesmo na redução de erros na fabricação, pois toda a sequência está descrita no manual, para cada produto.

 

  1. Lançamento de Novos Produtos

É muito importante que uma empresa incorpore rotineiramente novas receitas em seu mix, fazendo com que os clientes sempre possam ver novidades na área de venda. Contudo, o lançamento desses novos produtos deve ser bem estruturado, de forma que as novidades sejam também produzidas de acordo com os padrões de qualidade e acabamento. E também deve se trabalhar sua fabricação de acordo com uma rotina estabelecida, incorporando-se às tarefas programadas da equipe, não sobrecarregando ninguém. Dessa estruturação é que tratamos aqui.



Acesso do Aluno

Curso Capacitação para Atuação Eficiente na Produção (operacional)

Público-alvo: Interessados e pessoas atuantes em empresas de panificação e confeitaria. Focado na atuação dos colaboradores da área de produção dessas empresas.

 

Objetivos:

- Desenvolvimento de uma equipe de trabalho mais madura e que gera melhores resultados para a empresa;

- Trabalho na produção mais motivado e com maiores perspectivas de sucesso;

- Transparência, trabalho em equipe e credibilidade dos clientes que buscam a empresa;

- Mais informação e preparo para aprender mais sobre como produzir produtos mais saborosos e de melhor qualidade.

- Melhor produção, com foco em atender bem os clientes e aumentar as vendas, gerando melhores resultados para o profissional e para a empresa.

 

Módulos:

  1. Qualidade Total
  2. Marketing Pessoal e Empregabilidade
  3. Como Cultivar a Ética Profissional
  4. Motivação
  5. Perfil do Profissional da Produção
  6. Planejamento de Produção
  7. Fluxogramas do Processo de Produção
  8. Inteligência no Planejamento do Calendário de Produção
  9. Ordem de Produção
  10. Controle de Ruptura de Produção Própria
  11. Controle de Perdas na Produção
  12. Divisão de Tarefas
  13. Cálculo de Produção
  14. Almoxarifado
  15. Pré-pesagem
  16. Fragmentação de Receitas
  17. Métodos de Panificação
  18. Ingredientes Básicos da Panificação
  19. Ingredientes Enriquecedores da Panificação
  20. Principais Equipamentos da Produção
  21. Procedimento Operacional Padrão – POP
  22. Ajustes nas Receitas e nos Processos Produtivos
  23. Coleta das Receitas dos Produtos
  24. Manual de Receitas
  25. Lançamento de Novos Produtos

 

Estrutura do Curso:

Os módulos serão liberados para serem feitos livremente. Contudo, o certificado só é liberado após conclusão da leitura e dos simulados de todos os módulos.

 

Certificado de Conclusão: 

O certificado de conclusão será emitido em formato PDF aos alunos que obtiverem 60% de aproveitamento do treinamento mediante a realização de um simulado. 

 

Carga Horária: 34 horas

 

Prazo para Conclusão do Curso: 180 dias

Perfil do Profissional da Produção

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Qualidade Total

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Marketing Pessoal e a Empregabilidade

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Como Cultivar a Ética Profissional

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Motivação

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Planejamento de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Fluxogramas do Processo de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Inteligência no Planejamento do Calendário de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Ordem de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Controle de Ruptura de Produção Própria

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Controle de Perdas na Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Divisão de Tarefas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Cálculo de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Almoxarifado

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Pré-pesagem

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Fragmentação de Receitas

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Métodos de Panificação

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Ingredientes Básicos da Panificação

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Principais Equipamentos da Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Procedimento Operacional Padrão - POP

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Ajustes nas Receitas e nos Processos Produtivos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Coleta das Receitas dos Produtos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Manual de Receitas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Lançamento de Novos Produtos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

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Perfil do Profissional da Produção

Carga Horária: 4h horas

Prazo para Conclusão: 180 dias

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Produzir é sinônimo de fabricar, manipular e criar produtos de acordo com um processo produtivo. O profissional de produção, seja ele padeiro, confeiteiro, salgadeiro e ajudantes, deve ter o objetivo único de levar até o cliente o melhor produto, com qualidade e boa aparência. Para isso são necessárias habilidades e conhecimentos.

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Qualidade Total

Carga Horária: 1 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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Simplificando, pode-se entender o termo “qualidade total” como demonstrar, seja para o público externo e interno, que determinados produtos e/ou serviços possuem qualidade. Para que todos os envolvidos possam assimilem esse conceito e possam repercuti-lo, é preciso difundi-lo primeiramente dentro da empresa, estabelecendo a missão, visão, objetivos e valores do negócio, levando-os a seguir aos demais processos realizados.

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Marketing Pessoal e a Empregabilidade

Carga Horária: 1h horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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Marketing pessoal é um conjunto de estratégias programadas de forma consciente para: manter a própria situação profissional; conquistar a posição desejada no mercado de trabalho; manter a empregabilidade de forma permanente. É um esforço por se fazer notado pelas suas qualidades, habilidades e competências.

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Como Cultivar a Ética Profissional

Carga Horária: 1h horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Levar esse conceito para dentro da empresa ajuda a construir um ambiente que promove o respeito e equilíbrio nas relações humanas.

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Motivação

Carga Horária: 30min horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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Para compreender as relações com e entre as pessoas é preciso conhecer o que motiva o seu comportamento. De modo geral, motivo é tudo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico ou a uma ação. Na empresa, pode-se trabalhar para promover o autodesenvolvimento de cada funcionário e da equipe, buscando transparência, trabalho em equipe e credibilidade dos clientes que buscam a empresa.

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Planejamento de Produção

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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Planejar a produção significa organizar os processos de produção, analisando tudo o que envolve o setor – equipamentos, equipe, matéria-prima, mobiliário, processos. Portanto, para planejar, a empresa precisa tanto conhecer o que tem quanto estabelecer o que se quer. O Planejamento da Produção busca fazer a ponte entre essas duas partes, evitando desperdício de tempo e dos recursos disponíveis. Assim, proporciona melhor resultado operacional, um melhor desempenho dos colaboradores e o uso mais eficiente dos equipamentos.

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Fluxogramas do Processo de Produção

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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O fluxograma é um mapa dos processos realizados nos setores. O objetivo é organizar o local de trabalho, estabelecendo as responsabilidades de cada setor e orientando a equipe no dia a dia. Um fluxograma estabelece a sequência de uma determinada atividade, de forma que se consiga, ao seguir todos os passos estabelecidos, realizar cada um com eficiência e organização.

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Inteligência no Planejamento do Calendário de Produção

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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O calendário de produção faz com que a empresa planeje o que será produzido para o setor de panificados, otimizando os recursos envolvidos, como mão de obra, equipamentos etc., visando uma maior produtividade. Assim, a empresa pode atender à demanda de consumo de produtos de fabricação própria dos clientes, reduzir a ruptura de produtos, potencializando assim as vendas.

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Ordem de Produção

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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A Ordem de Produção consiste na relação de produtos e quantidades programadas para cada um, que é partilhada entre a loja e o setor de produção. A partir dela são fabricadas as receitas de acordo com o que foi programado. Por outro lado, permite que se acompanhe o desempenho de cada produto, verificando perdas, faltas ou sobras. Essas informações formam um relatório completo que ajuda ainda na organização do calendário de produção e para o planejamento da produção.

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Controle de Ruptura de Produção Própria

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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O Controle de Ruptura de Produção Própria é uma ferramenta que permite à empresa monitorar o seu abastecimento e reposição, sem deixar faltar produtos aos clientes. Permite que se controle a falta de produtos fabricados pela própria empresa, fidelizando o cliente e proporcionando a ele a oportunidade de ter acesso ao um mix mais variado. Além de manter o espaço de vendas sempre bem abastecido.

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Controle de Perdas na Produção

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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É importante para qualquer empresa fabricante de produtos saber se há desperdícios ou perdas em seu processo produtivo. Controlar as perdas na fabricação própria é um indicador importante para os custos da empresa; o índice de falhas pode deixar fazer boa parte do capital da empresa descer pelo ralo, principalmente em produções não automatizadas. Assim, saber o quanto se está desperdiçando é o primeiro passo para implantar medidas de correção dos processos, e gerenciar a produção para que ela possa ser cada dia mais eficiente.

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Divisão de Tarefas

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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Dividir tarefas em uma empresa significa entender cada setor, os postos e quantidade de funcionários necessários em cada um. A partir daí, estabelecer a distribuição das atividades entre os colaboradores, possíveis rodízios entre os funcionários e mesmo a relação de atividades ao longo da semana. Com isso, pode-se obter maior eficiência e produtividade no setor, bem como um melhor ambiente de trabalho.

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Cálculo de Produção

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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Calcular as quantidades exatas de ingredientes necessárias à produção faz com que a empresa tenha condições de controlar sua produção e a produtividade. Tomando-se a farinha como base, todos os ingredientes restantes são calculados em relação a ela, de forma a estabelecer uma proporção adequada à fabricação, que manterá a qualidade final dos produtos. Contribui-se assim, também, para reduzir desperdícios.

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Almoxarifado

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 36 dias

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O Almoxarifado é um importante setor, consiste no lugar destinado ao armazenamento de produtos. No caso da padaria é o local em que é guardada a matéria-prima que será utilizada na fabricação própria. Pode-se ainda utilizá-lo para controlar os ingredientes que serão utilizados na produção. Nas empresas em que não existe a pré-pesagem, sua implantação é essencial para controle de matéria-prima.

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Pré-pesagem

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 36 dias

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A pré-pesagem é um sistema de preparação prévia dos ingredientes de cada receita da produção. É realizada em local apropriado, por pessoa treinada e proporciona vários benefícios, desde um melhor uso do tempo pelos colaboradores ao controle do estoque de matéria-prima e menor desperdício, além da padronização das receitas e controle da qualidade dos produtos.

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Fragmentação de Receitas

Carga Horária: 1h horas

Prazo para Conclusão: 180 dias

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A fragmentação de receitas além de possibilitar mais agilidade ao processo de fabricação, permite também a sua estratificação. Oferece à empresa a propriedade intelectual sobre a formulação de seus produtos e a tranquilidade ao substituir funcionários.

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Métodos de Panificação

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

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Basicamente, dois métodos são os mais trabalhados dentro da Panificação – “Esponja” e o “Direto”. Aqui se conhece cada um deles, e suas variações, bem como as diferenças existentes, principalmente nas variações quanto às etapas de mistura e fermentação.

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Ingredientes Básicos da Panificação

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

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O primeiro passo para se fabricar bem uma receita é saber quais ingredientes usar. E também saber como usá-los, entender suas características e como podem ser bem utilizados. Esse repasse de informações é importante para que a equipe de produção possa identificar insumos de qualidade, mantê-los bem acondicionados e usá-los da maneira adequada na hora de fabricar as receitas.

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Principais Equipamentos da Produção

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

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Tão importante quanto conhecer e utilizar bem os ingredientes é também entender o funcionamento dos equipamentos utilizados numa empresa de panificação. Também o uso adequado de todo o maquinário contribui para a qualidade final da produção, pois qualquer desajuste numa modeladora ou na câmara de fermentação, por exemplo, compromete todo o trabalho. Portanto, repassar à equipe informações sobre os equipamentos também contribui para que eles sejam bem utilizados e, inclusive, possam observar prazos de manutenção e o próprio cuidado no dia a dia.

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Procedimento Operacional Padrão - POP

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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O Procedimento Operacional Padrão (POP) uniformiza o modo de executar as tarefas, além de documentar e descrever passo a passo o processo de produção, auxiliando no treinamento permanente dos funcionários e facilitando a correção, caso alguma etapa do processo necessite. Serve como guia e instrução de trabalho detalhado, fazendo com que os funcionários não tenham dúvidas sobre como executar as tarefas necessárias, mantendo assim o padrão requerido pela empresa.

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Ajustes nas Receitas e nos Processos Produtivos

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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Ajustar as receitas e os processos produtivos auxilia a evitar a repetição de erros e a manter a qualidade desejada dos produtos. Essa ferramenta auxilia na detecção de problemas e na consequente correção de falhas, realinhando o processo de fabricação. Com isso, estabelece-se uma rotina de produção alinhada ao porte da empresa, tomando-se os devidos cuidados com a qualidade, processo e padrão de acabamento.

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Coleta das Receitas dos Produtos

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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Coletar as receitas e catalogar significa estabelecer a sequência correta da fabricação de um produto, com as quantidades estabelecidas de cada ingrediente e com todos os passos do processo produtivo devidamente determinados. Isso contribui sobremaneira para que se obtenha uma padrão de qualidade para as receitas fabricadas, fazendo com que toda a equipe passe a desenvolver a fabricação seguindo o mesmo roteiro.

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Manual de Receitas

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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O Manual de Receitas reúne todas as receitas coletadas na empresa e ficam disponíveis para os profissionais da produção. Dessa forma, eles podem seguir o que foi determinado, garantindo o padrão e a qualidade dos produtos fabricados. Contribui ainda para a redução no desperdício de matéria-prima e mesmo na redução de erros na fabricação, pois toda a sequência está descrita no manual, para cada produto.

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Lançamento de Novos Produtos

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

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É muito importante que uma empresa incorpore rotineiramente novas receitas em seu mix, fazendo com que os clientes sempre possam ver novidades na área de venda. Contudo, o lançamento desses novos produtos deve ser bem estruturado, de forma que as novidades sejam também produzidas de acordo com os padrões de qualidade e acabamento. E também deve se trabalhar sua fabricação de acordo com uma rotina estabelecida, incorporando-se às tarefas programadas da equipe, não sobrecarregando ninguém. Dessa estruturação é que tratamos aqui.

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1. Das informações sobre os cursos

1.1. A Márcio Rodrigues & Associados não disponibiliza nenhum material físico, sendo o endereço eletrônico solicitado na hora do cadastro apenas para obtenção dos dados do aluno, de forma que nenhum material será enviado no endereço informado.

1.2. Os cursos online ficam disponíveis na conta do usuário em nossa plataforma Online pelo período correspondente ao curso, conforme consta na ementa do curso. Durante esse período, o aluno terá acesso ilimitado ao conteúdo HTML. O acesso também é livre aos vídeos, às apostilas e materiais complementares quando houver.

1.3. Após o período de conclusão oferecido pelo curso, o acesso ao conteúdo HTML do curso é bloqueado, sendo necessária nova aquisição para novo acesso às aulas do curso bem como ao suporte e arquivos do mesmo. A Márcio Rodrigues & Associados não comercializa cursos em DVD. Somente cursos no formato Online.

1.4. Os cursos compreendem vários módulos. Para conclusão do curso e emissão de certificado é necessário fazer o simulado referente ao módulo, com acerto mínimo de 60%. São oferecidas três chances de acerto.

 

2. Das informações essenciais dos cursos

2.1. É de responsabilidade do aluno, antes da aquisição dos cursos, a conferência de seu conteúdo disponível, bem como os itens (programa) disponíveis em cada módulo. O aluno poderá conferir se o conteúdo programático do curso atende suas necessidades de aprendizado antes de comprá-lo.

2.2. Os cursos estarão disponíveis em texto em HTML, podendo haver também vídeos, slides e imagens, arquivos para download, etc. É de responsabilidade do aluno conferir os formatos disponíveis no módulo.

2.3. O conteúdo do curso pode sofrer alterações com informações complementares, a fim de aprimorar a aprendizagem.

 

3. Da certificação

3.1. A Márcio Rodrigues & Associados possibilita a emissão de certificado sem quaisquer custos adicionais aos alunos.

3.2. O certificado é oferecido somente após conclusão do curso completo (com realização e desempenho mínimo de 60% dos simulados, de todos os módulos).

3.3. O nome impresso no certificado é o mesmo do cadastro. Dessa forma é inteira responsabilidade do aluno o cadastro correto de seu nome em nosso sistema.

3.4. Caso o aluno esteja participando de algum curso viabilizado através do patrocínio de alguma empresa, o certificado poderá fazer menção à empresa, seja constando o nome ou logomarca.

3.5. A carga horária impressa no certificado poderá ser consultada pelo aluno dentro de cada curso no item “Ementa” da descrição do curso. A carga horária é compreendida no tempo para leitura dos textos em HTML e realização dos simulados. Esse tempo compreende também acesso quando houver vídeos aulas, leitura das apostilas do curso, bibliografia complementar, assim como os materiais complementares.

 

4. Cursos livres

4.1. Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. No entanto, os cursos são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo.

Além disso, a lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Esta mesma lei cita que não há exigência de escolaridade anterior para esta modalidade de ensino.

 

5. Das formas de pagamento

5.1. No momento da compra o aluno deverá escolher a forma de pagamento mais adequada, através do Pag Seguro. Essa plataforma de cobrança disponibiliza pagamento via cartão de crédito onde as compras podem ser parceladas de acordo com as condições descritas no site ou boleto bancário.

5.2. O aluno é responsável pelo preenchimento correto dos dados necessários no ato da compra, seja através de nossos intermediadores como em nosso sistema.

 

6. Do tipo de cobrança

6.1. A Márcio Rodrigues & Associados não cobra mensalidades aos alunos. Os valores exibidos em nossos sites são valores cobrados unicamente pelo período de uso dos cursos vigentes.

6.2. Caso o aluno opte por pagar parcelado no cartão de crédito, a quitação do débito parcelado é de responsabilidade do aluno e do Pag Seguro. Quaisquer reclamações ou consultas relacionadas a pagamento através cartão de crédito deverá ser feita diretamente com o Pag Seguro.

 

7. Das regras de parcelamento

7.1. As regras de parcelamento seguem as condições do Pag Seguro.

7.2. Só é possível parcelamento de compras feitas por cartão de crédito.

 

8. Dos prazos e aprovação

8.1. Compras feitas por boleto bancário

8.1.1. Para compras feitas através de boleto bancário, o prazo para compensação é de até três dias úteis, por conta da compensação bancária.

 

8.2. Das compras feitas por cartão de crédito

8.2.1. Para compras feitas pelo cartão de crédito o prazo será variável de acordo com os termos do Pag Seguro.

 

9. Da liberação dos cursos Online

9.1. Os cursos online são liberados para acesso mediante a comprovação do pagamento efetuado pelos meios citados nas cláusulas 9.1, 9.1.1, 9.2 e 9.2.1.

9.2. Para pagamentos através de cartão de crédito, a liberação do curso é automática e depende da aprovação da transação do Pag Seguro. Assim que uma compra é aprovada pela operadora, o pedido retorna o status de Completo para nosso sistema que automaticamente libera o(s) curso(s) online na conta do aluno.

9.3. Para pagamentos através de boleto bancário, a liberação do curso dependerá da compensação bancária.

 

10. Dos termos da operadora

10.1. Optando por pagamento através cartão de crédito, o aluno é responsável pelo cumprimento das cláusulas contratuais vigentes pelo Pag Seguro, não sendo a Márcio Rodrigues & Associados responsável por aprovação, cancelamento ou consultas relativas às transações entre o aluno, a operadora do cartão de crédito ou instituição bancária.

 

11. Das dúvidas sobre o curso comprado

11.1. Todas as dúvidas técnicas sobre os cursos já comprados devem ser encaminhadas através do email de contato localizado na parte inferior da página principal do EAD Márcio Rodrigues. O suporte estará disponível ao aluno pelo mesmo período de disponibilidade do curso Online.

11.2. As dúvidas serão respondidas por consultores especialistas da MR & Associados, administradores ou monitores da Márcio Rodrigues & Associados em um prazo de até 36h em dias úteis, contudo este prazo poderá variar de acordo com a complexidade da dúvida postada pelo aluno. Aceitando esses termos, o aluno estará ciente de que o prazo para resposta poderá variar de acordo com a complexidade da dúvida.

11.3. As dúvidas devem estar relacionadas ao conteúdo dos cursos. A postagem das mesmas deve conter o máximo de detalhes possíveis.

11.4. A equipe da Márcio Rodrigues & Associados sente-se no direito de não prestar o suporte caso a dúvida não tenha relacionamento com o curso.

11.5. O suporte a essas condições citadas acima só ocorrerão caso esteja explicitamente informado na descrição do curso.

 

12. Da política de privacidade e autoria

12.1. Os cursos online tem um bloqueio para download, podendo ser visualizados apenas dentro da plataforma de ensino da Márcio Rodrigues & Associados.

12.2. A Márcio Rodrigues & Associados não libera e não permite o download do conteúdo de cada curso. O aluno deverá estudar dentro de nossa plataforma Online durante o período de vigência de acesso ao curso.

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Márcio Rodrigues & Associados ®. Esta publicação é obra intelectual protegida pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998).

Proibida a reprodução ou distribuição, mesmo parcial, sem autorização escrita do detentor de direitos autorais.

12.3. É de inteira responsabilidade do aluno que adquiriu o curso de NÃO propagar o seu conteúdo sob pena de processo civil contido na lei nº ‘781278’12786’1 do artigo penal 12318231809.

 

13. Dos cursos gratuitos

13.1. Eventualmente, serão disponibilizados alguns cursos Online gratuitos que serão organizados em categorias diversas e também na categoria "Cursos gratuitos". Esses treinamentos não geram nenhum ônus aos alunos.

13.2. Os treinamentos gratuitos podem ser excluídos da plataforma sem aviso prévio.

 

14. Das condições das promoções

14.1. Aceitando esses termos, os usuários estão cientes de que a Márcio Rodrigues & Associados poderá fazer promoções relâmpago sem aviso prévio, determinando valores e porcentagens de desconto para quaisquer produtos comercializados em nossos sites.

14.2. Os cupons disponíveis nas ações promocionais não são cumulativos.

 

15. Condição Geral

15.1. O curso só é liberado após o Aceite dos Termos e Condições acima e Pagamento.

 

 

Seguem alguns membros do corpo técnico do EAD Márcio Rodrigues. Ao total o grupo é formado por mais de 60 consultores especializados em várias áreas do segmento de panificação, confeitaria e alimentação.

 

Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do ITPC, vice-presidente da ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da AMIPÃO.

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho.

 

  Ariane Soares

Ariane Soares é engenheira de alimentos.

Consultora da Márcio Rodrigues & Associados, com foco em gerenciamento de produção e padronização de processo em produtos panificáveis, massas, salgados, doces e refeições (linha gourmet). Experiência em implementação de técnicas de congelamento, em projetos de diminuição de custos de produção, gestão de matéria- prima e desenvolvimento de novos produtos. Responsável por cursos (5S, BPF, Manipulador de alimentos, processos em produção) para capacitação de profissionais da área de panificação, confeitaria e refeições.

 

Carolina Câmara

Carolina Câmara é administradora de empresas com especialização em Planejamento e gestão organizacional.

Consultora da Márcio Rodrigues & Associados especialista em gestão para o setor de Alimentação Fora do Lar, Panificação e Confeitaria. Atuando no segmento de alimentação fora do lar há mais de 15 anos.




 

  Eneida Junqueira

Eneida Junqueira é psicóloga com carreira desenvolvida em Gestão de Recursos Humanos e em Orientação Profissional. É formada em Coaching pelo Instituto Holos. Atua como consultora da Márcio Rodrigues & Associados nas áreas de RH, Programa de Qualidade e Excelência no Atendimento.

 

  Emerson Amaral

Emerson Amaral é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial.

Empresário do segmento de panificação, consultor estratégico da Márcio Rodrigues & Associados e diretor Técnico do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria – ITPC. Instrutor e consultor nas áreas Administrativo-Financeira, Planejamento Estratégico e Marketing e Vendas com mais de cinco mil horas de treinamento e mais de 10.500 horas de consultorias em pequenas e micro-empresas de 20 estados do país, através da Márcio Rodrigues & Associados. É membro da diretoria do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais.

 

  Gilda Lima

Gilda Lima é psicóloga, pós-graduada em Gestão Empresarial.

Consultora Empresarial com vivência clínica e enfoque em família por mais de dez anos. Atua em processos de sucessão familiar, planejamento estratégico empresarial, desenvolvimento pessoal e profissional de equipes e gestores e capacitação de equipes para melhoria de desempenho. Instrutora e consultora há mais de dez anos, atuando nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Ambiente e Atendimento ao Cliente e também, co-facilitadora nos cursos de formação da Márcio Rodrigues & Associados.

 

  Lionel Verstraelen

Lionel Verstraelen é Belga de origem, estudou Confeitaria, Sorveteria e Chocolateria na Association des Compagnons du Devoir (Associação dos Companheiros do Dever), em Paris, e há sete anos reside no Brasil. 

Ministrou cursos no SENAI de Belo Horizonte (MG) e atualmente divide seu tempo como consultor da Marcio Rodrigues e Associados, desenvolvedor na Padaria Le Bon Pain, palestrante e owner da Steigen Kombucha.

 



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